Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CERÂMICA - A ARTE EM QUATRO ELEMENTOS

O projeto CERÂMICA - A ARTE EM QUATRO ELEMENTOS foi concebido com o intuito de estabelecer um processo de criação associado à troca de experiências e linguagens estéticas entre os índios Pataxó e o artista Paulo Souza. Por tratar-se de uma cultura oral, a origem da modelagem e da queima da cerâmica Pataxó na região da Costa do Descobrimento, na Bahia, está quase extinta. Este trabalho propõe-se a fazer uma pesquisa sobre as origens da cerâmica Pataxó buscando tanto informações junto aos anciãos da tribo quanto o desenvolvimento de um processo criativo com os jovens e adultos da comunidade indígena na Reserva Pataxó da Jaqueira. Uma inovação a partir da mistura da cultura ancestral com a influência artística contemporânea é o objetivo maior pretendido neste projeto. A troca de experiências possibilitará o surgimento de novas formas de trabalho com a argila de modo a possibilitar o surgimento de um artesanato alternativo, além da afirmação da identidade cultural Pataxó.
Serão beneficiados, inicialmente, 20 aprendizes multiplicadores de diversas faixas etárias, sendo que estes se comprometerão a repassar o conhecimento adquirido através dessa experiência para outros jovens da comunidade Pataxó, de forma a propagar a técnica e promover uma valorização cultural mais consciente e sustentável.
Os produtos resultantes dos processos envolvidos neste projeto -  CERÂMICA - A ARTE EM QUATRO ELEMENTOS -  serão apresentados à comunidade e ao publico numa exposição a ser realizada no final de abril, no Centro de Cultura de Porto Seguro.

Um comentário:

  1. Otimo trabalho.
    Estamos empenhados em oferecer uma alternativa a extração ilegal de madeira da mata atlântica.
    Vamos juntos trabalhar pelo sucesso do projeto.

    ResponderExcluir