Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

AFINAL, O QUE É O RAKU ?

Raku é uma técnica cerâmica originária do Japão, onde surgiu no século XVI, desenvolvida por TANAKA CHOJIRO. Inicialmente criada para a cerimônia do chá, esta técnica chegou ao ocidente em 1920, trazida pelo ceramista Bernard Leach e a partir desse momento assumiu novas características estéticas originárias de cada intervenção artística.
Fazer Raku é uma experiência que envolve os quatro elementos: terra, ar, fogo e água - todos contribuindo diretamente para o resultado final. Não é possível fazer duas peças iguais de Raku, ante a diversidade em que esses elementos se manifestam a cada momento. O resultado obtido cria efeito de magia pois não existem certezas quanto a isso, apenas uma infinita gama de possibilidades a acontecerem.
Raku é uma técnica que necessita de dois processos de queima para ser realizada. A primeira queima é para dar firmeza à argila moldada e a segunda, após ser aplicado o esmalte, serve para realizar a técnica do RAKU. As peças vão ao forno numa temperatura entre 800 e 1000 graus, sendo retiradas para, ainda incandescentes, serem colocadas numa atmosfera redutora (serragem) sendo, em seguida, resfriadas em água em temperatura ambiente. As partes da peça onde não foram aplicadas esmalte ficam totalmente pretas, criando contrastes e craquelados. Todo esse processo confere características únicas a cada peça de RAKU, resultado das condições provenientes de cada fator envolvido e de cada momento específico.
A seguir, algumas peças do RAKU PRA LUA: 







Nenhum comentário:

Postar um comentário